quinta-feira, 14 de outubro de 2010

LINDA SANTA CATARINA - Por Dadá Moreira


Localizada na Região Sul do Brasil, Santa Catarina, com 293 municípios distribuídos em Planícies Costeiras, Serras Litorâneas e o Planalto Ocidental, com altitudes acima de 800 metros. O ponto máximo é o Morro da Igreja, no município de Urubici, na região serrana, com 1.828 metros.

Suas preservadas belezas naturais, com litoral privilegiado, serras e campos que não raras vezes cobrem-se de neve no inverno, águas termais com temperaturas de até 39º C e uma gastronomia tão variada quanto às etnias que formam sua simpática e acolhedora população, de fala cantada, assim é Santa Catarina. A natureza caprichada proporciona grande diversidade de ambientes para a realização de sua aventura, pois sua geografia tem centenas de praias, ilhas, dunas, montanhas, florestas, rios, lagoas e cachoeiras, que possibilitam o ecoturismo o ano todo.

Santa Catarina é um dos lugares onde se vive melhor no Brasil. O índice de Desenvolvimento Humano, segundo a ONU, é de 0,863, considerado elevado para os padrões nacional.

Palestrando no I Seminário Catarinense de Turismo Acessível, em Florianópolis, a 32 km está a bucólica Santo Amaro da Imperatriz, capital Catarinense das Águas Termais – consideradas entre às melhores do mundo devido às suas propriedades relaxantes e terapêuticas. Santo Amaro reúne um conjunto de atrativos naturais muito difíceis de serem encontrados em um só lugar. Verdadeiro santuário ecológico coberto por Mata Atlântica – 63% de seu território é considerado de preservação permanente. São belas paisagens e clima favorável – temperatura média de 19ºC, além de águas em abundância montanhas imponentes da Serra do Tabuleiro, com as águas que a qualifica como a mais importante estância hidromineral da América Latina, descoberta no século XVIII e visitada pela família real, D.Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina, em 1845.

Dos momentos de relaxamento e lazer encontrados na hidromassagem na Casa de banho, nas piscinas naturais do Parque aquático ou no Mirante no morro para vôo livre chega-se a pura adrenalina enfrentando as corredeiras do rio Cubatão. Aventura não falta e a TDA rafting tem sua base adaptada para cadeirantes.

Cerca de 150 km está Urubici, em tupi significa “terra mãe da águas geladas”, dividindo com São Joaquim o título de cidade mais fria do Brasil. A estrada com lindas paisagens é mais um atrativo. Urubici enche os olhos dos amantes da natureza, onde encontramos nascentes de grandes rios.

Na subida para o Morro da Igreja, de onde se pode ver a Pedra Furada, passa-se pelas inscrições rupestres e entrada para a cascata Véu de Noiva e Cachoeira do Avencal. Estar aqui é ficar mais perto do céu e uma gostosa sensação de liberdade.

Seguindo para a praia da Guarda do Embaú, o caminho é a Serra do Rio do Rastro. Com 12 km de extensão é mais um espetacular show da natureza. Apesar da estrada ser toda iluminada, é obrigatório viajar durante o dia para apreciar as belezas do cenário que encanta, cheio de sinuosas curvas que rodeiam os paredoes rochosos. Seu horizonte é pontilhado pelas mais altas montanhas da Região Sul do Brasil.

Localizada dentro de um Parque Estadual, a Guarda tem beleza peculiar. A praia da está localizada no município de Palhoça a 50 Km da capital Florianópolis. Uma charmosa vila de pescadores com um rio que corta a praia. É preciso atravessar de barquinho e não é difícil ver golfinho e baleias.

A natureza caprichou no privilegiado Estado, para ficar perfeita agora o homem deve fazer acessibilidade para que todos tenham a oportunidade de conhecer Santa Catarina.


Propriedades Curativas:

Aparelho digestivo excitante das funções digestivas: colocistiti-atonia gástrica, intestinal e vesical, dispepsia e doenças hepáticas. Banhos massagens, muito movimento e beber bastante água;

Reumatismo: artrite, artrose fibromiosetis, gota, dores reumáticas, tanto nas costas(coluna) como nas demais partes do corpo;

Aparelho Renal e Renovesical: pielite, piolo nefrite, cistites não infecciosas, nefrite crônica e eliminadora das calculoses renal e uretral;

Doenças Metabólicas: produz equilíbrio metabólico em uso hidropônico; aplicável, portanto nas artrites reumatóides, gotas úricas, antioxinas (eliminadora de toxinas);

Sistema Nervoso: calmante pela ação relaxante das tensões neuropsíquicas, melhora a insônia, a tensão nervosa e ansiedade e a depressão;

Tratamento da Pele: Uso balneoterápico no tratamento das dermatoses alérgicas: urticárias, eczema, cabelos fracos e escassos, manchas, psoríase e pitiríase.


TDA Rafting (Falar com Keko)

www.tdarafting.com.br

Fone (48)3245-7279/ Sto. Amaro da Imperatriz


*Dadá Moreira viajou a convite do I Seminário Catarinense de Turismo acessível. realização Girus Soluções em turismo- www.girus.com.br


3 comentários:

  1. Gostaria de saber se você não pode responder um questionário que eu e meu grupo criamos para finalizar nosso projeto final " Vida Sobre Rodas " , QUE VIABILIZA SUGESTÕES DADAS PELOS PRÓPRIOS CADEIRANTES para melhorar sua vida e facilitar.. Conto com a sua ajuda, é muito importante (:

    Atencionsamente,

    Tamires Fornazari

    meu email: t.a.m.y.y@hotmail.com

    ResponderExcluir