terça-feira, 28 de setembro de 2010

Muay Thai Eficiente

Essa matéria foi escrita por um aluno meu da graduação. Ele pratica Muay Thai e esta ansioso para encontrar algum outro lutador com deficiência para um confronto, e foi ai que sugeri que falasse um pouco dele e sobre o esporte que ele pratica. Com vocês José Carlos de Paula Junior, conhecido por Junior.

Meu nome é Junior, tenho 24 anos, luto desde os 18 anos, eu sempre gostei de luta, quando eu fui procurar uma luta para fazer eu queria o Karatê mas não achei perto de casa e fiz uma aula de Muay Thai e nunca mais sai, fiquei deficiente físico aos 2 anos de idade devido a uma pneumonia e deu depois uma parada cardíaca, o meu lado direito ficou sem força e minha voz é um pouco ruim. Eu levo uma vida normal eu trabalho, estudo, sou formado em Recursos Humanos e hoje estou realizando um sonho de fazer a faculdade de Educação Física.

O Muay Thai (Boxe Tailandez) é conhecida mundialmente como A Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + dois 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente. É uma luta milenar, hoje em dia é considerada a luta em pé mais eficaz, muitos mestres dizem que um lutador prefeito tem que ter as habilidades do Muay Thai aliada com o Jiu Jitsu.

No Brasil foi adotado o sistema de graduação para diferenciar os iniciantes, dos mais experientes, na Tailândia não existe graduação.

Vou contar um pouco da minha trajetória, comecei aos 18 anos, sou da equipe Gibi Thai, sou juiz da FEPLAM (Federação Paulista de Lutas e Artes Marciais), tenho a graduação vermelha ponta azul, e nunca lutei pra valer se você é deficiente físico como eu, é quer me desafiar estou te esperando.

Curiosidade

A naja (cobra comum na Índia e sudeste asiático) é o réptil que representa o Muay Thai por ser a única entre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos para fazer de um praticante um atleta quase imbatível. Como o bote da naja, os golpes do Muay Thai devem ser velozes e preciso, o golpe de vista deve ser infalível, aliado a um reflexo instintivo para se obter o resultado desejado na luta (a vitória), alguns lutadores tailandeses bebem o sangue da naja antes da luta para encorajá-los, segundo os costumes milenares.

Você que se animou em fazer o Muay Thai, qualquer um pode fazer o único requisito é ter disposição alias muita disposição por que não é brincadeira o treino é pesado, procure uma academia para fazer hoje em dia muitas academias já dão aula de Muay Thai, mas se você não quiser fazer luta pratique uma atividade física que você vai ter mais disposição e vai levar uma vida mais saudável.

Queria agradecer o meu querido Prof. Mateus por dar essa chance de escrever no blog, contando um pouco do Muay Thai para vocês e estou esperando um desafiante se você acha que pode ganhar de mim me desafie.

Obs: o querido Prof. Mateus foi para ganhar 10 nas provas!!!


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Paraolimpíadas Escolares 2010



Eu fico
Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah meu Deus eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita

Quanta coisa boa eu vi,
Quanta coisa boa eu ouvi,
Percorri e falei com tanta gente bacana, outras nem tanto
mas gente do mesmo jeito
Gente que não podia ver, outras ouvir, outras falar e sequer percorrer o mesmo percurso que eu,
Mas isso não é a diferença
A diferença é que ali éramos todos iguais
Todos apaixonados pelo esporte e do que ele é capaz
Todos arrepiados quando o hino nacional toca e a bandeira, A Nossa Bandeira, começa a subir em nossa frente
E a certeza de que estar ali é um presente e não é em vão

Quero agradecer este presente ao Professor e grande amigo Mateus Nascimento, uma pessoa excepcional que merece todo carinho e respeito não só pelo seu trabalho mas também pela sua generosidade. Agradecer também a galera voluntária da Unip que se dedicaram para fazer um ótimo trabalho e aprender cada vez mais.

De coração obrigada!
Espero revê-los em breve num próximo evento.

Grande beeijo!
Mari

domingo, 12 de setembro de 2010

Campeões coroados nas Paraolimpíadas Escolares

Rio de Janeiro é o grande campeão! São Paulo fica em segundo e Distrito Federal, em terceiro. Natalia Mayara é um dos atletas destaques

Campeões coroados nas Paraolimpíadas Escolares

Foto:Vinicius Loures/CPB

A sexta-feira foi dia de festa nas Paraolimpíadas Escolares. Depois de três dias de competição, os atletas de todo o país puderam enfim soltar o grito de campeão.

Depois de muitas expectativas e festas das 22 delegações brasileiras, foi anunciado, nesta sexta-feira à noite, na festa de encerramento o resultado final. Rio de Janeiro foi o grande campeão do ano, seguido por São Paulo, cidade anfitriã, e Distrito Federal.

Numa bela tarde de sol, os tenistas paraolímpicos deram um show de técnica e alto-rendimento. Numa partida equilibrada, a brasiliense Natalia Mayara venceu o paulista Pedro Rocha, na final da categoria B, no tie-break (6-2/ 1-6 e 10-8).

“O Pedro jogou bem, mas meu principal desafio foi lutar contra o meu psicológico. Caí de rendimento no segundo set, mas decidi dar tudo no último. Deu certo. Estou muito contente”, disse a garota, de 14 anos e atual 4ª do mundo no ranking Junior.

Pedro e Natalia são duas grandes apostas da comissão técnica do tênis. Neste ano, eles já se enfrentaram outras duas vezes, com duas vitórias da brasiliense.

Na final da categoria A, o goiano Pedro Fernandes superou o brasiliense Diego Costa, que vinha surpreendo a todos, por ter apenas duas semanas de treinos. A partida terminou em 8/5 (pró-set) para Fernandes. Na final de duplas, categoria A, a equipe de Brasília, novamente com Natalia Mayara e Ester Duarte venceu a dupla mista, com, novamente, Pedro Rocha e a carioca Rebeca Allemand.

A qualidade técnica apresentada pelos tenistas impressionou o público. Em destaque, o atleta Antenor Zuchetto, de 79 anos, primeiro brasileiro na categoria 75 a 80 anos, decidiu presentear os competidores com medalhas conquistadas ao longo de sua carreira. Ao receberem a surpresa, a comoção dos jovens atletas foi expressiva.

O grande campeão da modalidade foi o Distrito Federal, com 39 pontos. Em segundo lugar, Goiás (28) e logo em seguida Minas Gerais, que anotou 14.

Coordenador técnico da modalidade, Wanderson Cavalcante, gostou do nível apresentado.

“ A surpresa aconteceu no último dia, com jogos muito disputados. Foi muito interessante, é a primeira vez na história que o tênis em cadeira de rodas brasileiro participa de um torneio exclusivo para adolescentes. Descobrimos muitos atletas, que estão com boas técnicas. Isso nos enche de esperanças para 2016”.

Pará se destaca no voleibol sentado
O estado do Pará foi o grande campeão do voleibol sentado das Paraolimpíadas Escolares 2010. Com atuações impecáveis durante a competição, a equipe paraense não perdeu nenhum set sequer e conquistou todos os 12 pontos disputados. A medalha de prata ficou com São Paulo e o Distrito Federal completou o pódio.
A competitividade entre as equipes marcou a disputa no voleibol sentado. Até o segundo dia de competições o Rio de Janeiro estava em segundo lugar, mas uma derrota para o Distrito Federal fez a equipe terminar na quarta colocação. São Paulo e DF terminaram empatados com oito pontos, mas por ter uma média melhor nos pontos average (diferença entre pontos pró e contra), os paulistas ficaram com o vice-campeonato.
Atleta revelação da etapa Norte e Nordeste das Paraolimpíadas Escolares, o paraense Ruan Souza, de 16 anos, foi eleito o melhor jogador da competição nacional. Ruan, que pratica o esporte há um ano e meio, treina quatro horas por dia, durante três vezes na semana.
“Fiquei muito feliz, conseguimos vencer sem perder nenhum set. Essa vitória teve um gosto especial”, disse o garoto.
“A participação do voleibol nas Paraolimpíadas Escolares é um fato histórico, já que este é o primeiro evento do voleibol sentado no mundo para essa faixa etária. O Brasil saiu na frente, e certamente isso irá motivar os estados a praticarem a modalidade”, disse Amauri Ribeiro, medalhista olímpico e presidente da ABVP.

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Abertura das Paraolímpiadas Escolares 2010

07 de Setembro, dia da Independência do Brasil, e agora da tão esperada abertura das Paraolimpíadas Escolares 2010 em São Paulo que vai acontecer no Auditório Celso Furtado (Espaço SPturs) no Parque Anhembi, Rua Prof. Milton Rodrigues, s/n, às 17h00.


Nesse grande evento teremos a apresentação da peça de Teatro Noturnos do Oswaldo Montenegro e o show de uma banda de rock, sem contar a apresentação dos futuros representantes nacionais nas próximas Paraolímpiadas de todo nosso Brasil.

E o melhor de tudo.... É gratuito...

Esperamos você e sua familia.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Reunião dos Voluntários

Caros Staffs,

Venho confirmar a reunião no dia 06/09/2010 dás 09h00 às 12h00 no COTP (Centro Olímpico). A Entrada será realizada pela Rua Pedro de Toledo 1591. Chegue com pelo menos meia hora de antecedência.

Abordagens:
  • Explicar sobre a importância dos Jogos Paraolímpicos Escolares 2010;
  • As modalidades disputadas
  • As funções e divisão de trabalho
  • Treinamento de abordagens e orientação e mobilidade para melhor atender os atletas e dirigentes.

Lembramos que o sucesso do evento depende do nosso trabalho e compromisso. Esperamos vocês lá.

Esperamos vocês