sexta-feira, 6 de agosto de 2010

São Paulo lança Paraolimpíadas Escolares de olho em medalhistas para Rio 2016

O maior evento de paradesporto escolar do país, que será realizado em setembro, contará com a participação de 1.500 pessoas de 22 Estados

O Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira, 3 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, o evento de lançamento das Paraolimpíadas Escolares - 2010, maior evento do gênero no país. A ocasião, contou com as presenças do governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman e da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, foi assinado o termo de cooperação entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comitê Paraolímpico Brasileiro e Prefeitura de São Paulo.
As Paraolimpíadas Escolares serão realizadas na cidade de São Paulo, no período de 6 a 11 de setembro. Muitos dos atletas e estudantes que irão participar estarão em idade de competir nas Paraolimpíadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. A competição é para atletas de 12 a 19 anos.
Está prevista a participação de aproximadamente 1500 pessoas, entre alunos, técnicos e dirigentes de 22 Estados mais o Distrito Federal. O Estado de São Paulo contará com 129 atletas que foram selecionados pelas Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Educação e do Esporte.
A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, afirma que "o esporte e a atividade física são parâmetros de qualidade e de manutenção da saúde para todas as pessoas. E não é diferente para as crianças com deficiência. Buscar alternativas de vida ativa, de lazer e entretenimento é parte importante do processo de aquisição de saúde e significa muito quando se fala em inclusão social".
Neste ano, as competições serão disputadas em dez modalidades, incluindo duas novidades: tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado, além de atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, tênis de mesa e tênis em cadeiras de rodas.
No ano passado, o evento foi realizado em Brasília e contou com a participação de 860 pessoas de 19 Estados e do Distrito Federal. A delegação paulista, campeã do evento de 2009, participou com 97 atletas em seis modalidades esportivas (atletismo, bocha, futebol 7, judô, natação e tênis de mesa), com alunos de 34 municípios. Em relação às escolas, os participantes foram de 36 escolas estaduais, 7 municipais e 18 particulares.

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=657&c=31

Um comentário:

  1. Quero participar!!!

    Diego de Gouveia Queiroz
    gouveia.diego@hotmail.com

    ResponderExcluir