terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Projeto de Natação Iniciação para Jovens Surdos

O projeto de iniciação para surdos faz parte do programa de extensão da Universidade Paulista-UNIP campus Chácara Santo Antônio, zona sul do Município de São Paulo. Segue abaixo a introdução do projeto que teve seu início no 2º semestre de 2008, e aguardando aprovação para retomar suas atividades.

Os graduandos em Educação Física possuem um desejo grande de colocar em prática aqueles conhecimentos teóricos que recebem em sala, que muitas vezes nunca poderão realmente vivenciar. Dentro da disciplina de Educação Física Adaptada, temos uma dificuldade natural nas aulas práticas com os alunos, o que dificulta a compreensão de situações que um dia poderão ser vivenciadas pelos futuros profissionais.

Por outro lado, temos uma população de jovens estudantes surdos da Escola Municipal Anne Sullivan, que fica nas proximidades do campus Chácara Santo Antonio da Unip, que não têm acesso a um programa de atividade física adequado e com os recursos necessários. Muitos dos alunos nunca tiveram experiência com piscina, por dificuldades financeiras ou falta de oportunidades para aprender a nadar.

Dessa forma, visando beneficiar os alunos surdos, bem como proporcionar experiências ímpares para os graduandos em Educação Física, desenvolvemos o projeto piloto de natação iniciação para jovens surdos, com 6 aulas, com duração de 120 minutos cada. Foram envolvidos cinco alunos do curso de educação física e 14 alunos surdos da Escola Anne Sullivan, sob a coordenação de um professor da instituição. Utilizamos um método lúdico com os jovens alunos para que estes vivenciassem e explorassem o “novo” ambiente, e ensinamos alguns recursos básicos de segurança, confiança, controle e locomoção no meio líquido. Para avaliar a evolução e desenvolvimento dos alunos, utilizamos a observação como ferramenta, tendo auxilio de filmagens e fotos dos alunos durante as aulas. Conseguimos perceber que a confiança e segurança dos alunos surdos no meio líquido, bem como a condição de ensinar dos alunos da Unip, tiveram melhoras significativas desde o início do projeto. Assim, acreditamos que com a continuidade e ampliação do projeto conseguiremos atender mais jovens surdos e dar oportunidade a outros alunos da universidade de vivenciar e por em prática os recursos teóricos aprendidos.