terça-feira, 8 de março de 2011

Seja bem vinda CBDV

Salve salve Turma!

Vamos dar boas vindas a nova responsável pelos atletas e esportes no Brasil para pessoas com Deficiência Visual, a CBDV(Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).
Mas antes de continuar, vamos tentar resumir um pouco do que era antes e o porque do surgimento dessa nova Confederação.
Anteriormente os atletas com deficiência visual e o esporte aos mesmo era responsabilidade da CBDC (Confederação Brasileira de Desportos pra Cegos), que era vinculada pela IBSA (International Blind Sport Federetion).
De 28 de julho a 08 de agosto de 2007 ocorreram os III Jogos Mundiais da IBSA em São Paulo e São Caetano.
O evento contou com 7 modalidades esportivas: judô, atletismo, natação, goalball, powerlifting, futebol de 5 (B1) e futebol de Baixa Visão (B2/B3). Estiveram presentes os melhores atletas do mundos e as principais equipes, dentre os 64 países e os quase 1600 presentes (atletas e delegação), que ainda buscavam as vagas para a Paraolimpiadas de Beijing 2008. Com todos esse números e importância do eventos não tinha como não ser o maior evento da cidade de São Paulo no ano, e considerado o maior e melhor evento desportivo para deficientes visuais já realizado até o presente momento.
Para a execução desse grandioso evento foi preciso de dinheiro, e com isso a CBDC contou (ou deveria contar) com o apoio e patrocínio do Ministério do Esporte, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Secretaria de Estado de Esportes e Lazer de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, São Paulo Turismo e a Prefeitura Municipal da cidade de São Caetano do Sul através do Departamento de Esporte e Turismo - Detur, da Rede Record de Televisão e Instituto Ressoar e SSTUDIO Marketing. Porém, alguns fatores geraram problemas de verba, um deles é esse trecho citado abaixo, retirado de uma carta enviada pelo Presidente da CBDC, David Farias Costa:
"(...) o que ocorreu pelo fato de não ter recebido os apoios necessários para a realização dos Jogos Mundiais da IBSA, ficando assim com uma dívida de aproximadamente R$1,5 milhão (um milhão e meio de reais) (...)"
Com o tempo, e sem conseguir resolver os problemas financeiros, a CBDC ficou impossibilitada de receber recursos públicos e consequentemente de executar o calendário esportivo. Nesse momento o CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro) assume a responsabilidade dos atletas de modalidades paraolímpicas que antes eram de responsabilidade da CBDC. Durante esse período estudou-se a criação da nova confederação para assumir esses atletas e modalidades, além dos esportes não paraolímpicos.
Surgi então em Fevereiro de 2011 a CBDV, que já esta filiada ao CPB e a IBSA.
A CBDV esta localizada no Rio de Janeiro - RJ, na Av. Rio Branco, 120, no centro, e seu presidente é Sandro Laina.
Algumas formas de saber mais da CBDV são:
E-mail: cbdv@cbdv.org.br

Referência:
Texto Revisado por Jonas Freire - CPB

Um comentário:

  1. PRIMEIRAMENTE BOA SORTE A CBDV, QUE COM UM TRABALHO SÉRIO E COMPETENTE CONSIGA ASSUMIR ESSES ATLETAS E MODALIDADES.
    AO LER A PAUTA ENTREI NO SITE DA cbdv E QUERO DESTACAR UMA NOTICIA :
    "O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou lista dos oito atletas que concorrem ao posto de “Atleta do mês” de janeiro. No primeiro mês do ano, o mundo dos esportes foi bem movimentado, graças aos dois Campeonatos Mundiais que ocorreram: o de esqui nos alpes e oDestaque para a brasileira Terezinha Guilhermina, que foi, ao lado da norteamericana Tatyana McFadden, quem mais venceu no Mundial de Atletismo: subiu ao lugar mais alto do pódio quatro vezes de atletismo"
    É UMA PENA QUE A MIDIA ESPORTIVA A QUE ESTAMOS HABITUADOS A ASSISTIR/OUVIR FOQUEM TANTO NO FUTEBOL , ESQUECENDO DA IMPORTÂNCIA DE OUTRAS MODALIDADES..
    Att

    Ft Aline Ponte

    ResponderExcluir